quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Poluentes Atmosféricos


Poluição atmosférica

Você sempre ouviu se falar de poluição e aquecimento global, mais sempre é a mesma coisa e nunca é tão bem explicada, então estamos aqui para te tirar todas as dúvidas referente a essa assunto, pois você sabe apenas aquilo que foi falado por outra pessoa, que tal você aprender o conceito químico do que é poluentes e aquecimento global?

Principais Poluentes

  1. Aldeídos (RCHO)
  1. Dióxido de Enxofre (SO2)
  1. Dióxido de Nitrogênio (NO2)
  1. Hidrocarbonetos (HC)
  1. Material Particulado(MP)
  1. Monóxido de Carbono (CO)
  1. Ozônio (O3)
  1. Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC)




poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gasespartículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energiaA adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável pela degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.
efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera, causando o aumento da temperatura da mesma. 
Existem diversas substâncias no ar que respiramos e algumas delas são consideradas poluentes atmosféricos. Elas se concentram principalmente em cidades mais industrializadas. Alguns poluentes são provenientes de atividades antrópicas ou naturais e podem ser divididos em poluentes primários e poluentes secundários:


 Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como por exemplo: o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), fuligem, e aldeídos.
 Poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reações químicas entre os poluentes primários, com destaque para o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3-), os sulfatos (SO42-) e o ozônio (O3).Dentre esses poluentes, alguns servem como indicadores de qualidade do ar e são monitorados por instituições públicas, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
• Material particuladoconjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. Há tipos de classificação: Partículas Totais em Suspensão (PTS), Partículas Inaláveis (MP10) Partículas Inaláveis Finas (MP2,5)eFumaça (FMC). A fumaça contém o carbono negro, também conhecido como fuligem.
 Dióxido de Enxofre (SO2): é uma perigosa substância e um dos principais formadores da chuva ácida.
 Monóxido de carbono (CO): emitido principalmente por veículos automotores. As maiores concentrações são encontradas nas cidades.
 Ozônio (O3) e oxidantes fotoquímicos: esses oxidantes fotoquímicos são a mistura de poluentes secundários formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, tendo, essa reação, como principal produto o ozônio. Assim, é utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera.
 Hidrocarbonetos (HC)gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos voláteis.
 Óxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2)formados durante processos de combustão. Em grandes cidades, os veículos geralmente são os principais responsáveis pela emissão dos óxidos de nitrogênio. O NO, sob a ação de luz solar se transforma em NO2 e tem papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos, como o ozônio. Dependendo das concentrações, o NOcausa grandes prejuízos à saúde.
 Dióxido de carbono: gás essencial para a fotossíntese e vida, porém, em altas concentrações, agrava o efeito estufa.
 Compostos Orgânicos Voláteis VOC: componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais - alguns podem levar a danos à saúde em curto ou longo prazo.
 Toluenoé altamente danoso a saúde. Ao se volatizar, pode ser inalado e é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.
• Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC ou em inglês SLCP): poluentes que permanecem na atmosfera de alguns dias a algumas décadas e apresentam efeitos nocivos à saúde, ao ambiente e também agravam o efeito estufa. Os principais PCVC são o carbono negro, o metano (CH4), o ozônio (O3) e oshidrofluorcarbonetos (HFC). Para diminuir a emissão desses poluentes, o Banco Mundial faz investimentos altos, na tentativa de evitar a morte prematura de milhões de pessoas e também prejuízos na saúde pública e agricultura.

As estimativas do número de mortes que a poluição do ar causa, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OECD), é de 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, além de causar problemas de saúde como asma e doenças cardíacas. Isso tem custo alto ás sociedades em termos de valor das vidas perdidas e prejuízos na saúde e economia. O custo do impacto na saúde incluindo mortes e doenças nos países da OCDE foi aproximadamente de 1,7 bilhões de dólares em 2010. 

Recomendações


Denuncie, se informe sobre números de denúncias de crimes ambientais na sua cidade, você pode denunciar se uma indústria estiver emitindo alguma fumaça que esteja incomodando;
• Use transportes públicos, vá de bicicleta, caminhe mais
• Deixe as janelas abertas para que o ar circule;
• Aspire ou varra a casa, pois o material particulado se junta com a poeira;
• Quando o ar estiver seco use umidificadores de ambiente ou coloque uma bacia de água em baixo da cama;
• Utilizar purificadores de ar em casa, mas tenha alguns cuidados 
• Existem plantas purificadoras de ar quais podem ser cultivadas em casa;
• Troque os aromatizantes aerossóis por naturais
Então depois de todas essa informações vamos contribuir com o meio ambiente seguindo todas essas dicas que nosso blog deu aqui, e relate para nós caso você já ajude o planeta fazendo uma simples ação durante a semana e como de costume você irá ganhar o "Joinha do Ajudador da Natureza 2015"
Postado por: Thelma Luiza

0 comentários:

Postar um comentário