sábado, 3 de outubro de 2015
Lixo na comunidade
19:29
No comments
Na sua comunidade tem problemas com lixo ou esgotos abertos? Bom aqui no Campo Limpo (Zona Sul de SP) existem muitos problemas com isso e não é falta de coletas ou ecopontos e uma falta de ética e até as vezes falha do próprio governo por não colocar mais caçambas nas ruas para o lixo ser depositado corretamente. Pois o lixo exposto pode ser muito prejudicial a nossa saúde, pois os elementos químicos que contem no lixo até mesmo os gases podem afetar gravemente nossa saúde com doenças e o esgoto mal feito também pode nos trazer grandes doenças.
Existem vários modos de mudarmos essa situação, tudo começando por ética e trabalho em equipe, a comunidade em si se juntar para fazermos de São Paulo, uma cidade turística, onde a economia acontece toda aqui, se tornar uma cidade mais limpa e menos contribuidora da poluição.
Alguns desses exemplos foi essa matéria que a Globo fez sobre os estudantes de arquitetura que tomaram a iniciativa de mudar o bairro do Campo Limpo para uma área mais verde e cheia de vida.
Outra coisa interessante e que poucas pessoas sabem é dos Ecopontos, são locais onde você pode despachar entulhos para que não joguem na rua ou coregos, eles tem uma taxa máxima de entulho que é até 1 m³, eles aceitam moveis, resíduos de árvores. E o mais legal de tudo é que você não paga nada, apenas deixar seu telefone, endereço e nome e pronto, todo aquele lixo que você iria jogar em terrenos ou coregos estará sendo despachado de uma maneira boa tanto para a sociedade tanto para o meio ambiente.
Confira aqui a lista de Ecopontos mais próximo de você!
Então valos lá ajudar São paulo e se você já faz algum tipo de ajuda mande para nós que você irá ganhar o "Joinha do Ajudador da Natureza 2015". Porque essa luta é de todos nós!
Postado Por: Thelma Luiza
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Revolução Industrial e os seus Impactos Ambientais
15:44
No comments
A Revolução Industrial teve início na Grã-Bretanha por volta de 1760. Neste momento, uma série de fatores conjunturais daquela sociedade (crescimento da burguesia, desenvolvimento de áreas urbanas, etc.) fez a produção em massa ganhar força, deixando para trás o modo de produção agrícola e manual. Pela primeira vez na história, com o auxílio da ação humana, máquinas passaram a gerar produtos.
A princípio, esta pareceu ser apenas uma solução capaz de baratear uma série de itens, favorecendo a qualidade de vida da população. Ao espalhar-se primeiro a outros países europeus e posteriormente aos EUA – e depois a todo o mundo – esta lógica acabou criando uma série de desdobramentos não planejados, dentre eles, os impactos prejudiciais ao meio ambiente.
O primeiro ponto de transformação trazido pela Revolução Industrial, com reflexos no meio ambiente, foi a relação entre o homem e a natureza. O progresso trazido pelas máquinas fez emergir um novo conceito de progresso, no qual a aceleração é valorizada, bem como a capacidade humana de se sobrepor aos ambientes naturais. Podemos encontrar também neste momento as raízes do consumismo que, hoje, é um dos principais obstáculos para a preservação do planeta, sobretudo nos países ricos. Lembremos: quanto mais consumo, mais indústrias!
Os resultados tanto do desenvolvimento econômico desenfreado quanto da ascensão do consumo já estão visíveis em centenas de estudos realizados ao redor do planeta: a degradação do meio ambiente é crescente e acelerada, com consequências já visíveis e previsões de cenários ambientalmente catastróficos futuramente, caso nenhuma mudança drástica aconteça.
Existem impactos ainda mais diretos. As indústrias contemporâneas são apontadas no grupo dos principais agentes poluidores, contaminando o ar com a fumaça que provém de suas atividades. Estas emissões aumentam a concentração de CO2 na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
com exploração de recursos naturais feitos de modo controlado e planejado. Embora existam avanços como as regulações e leis que limitam as emissões de poluentes por parte das indústrias, é um grande desafio manter o equilíbrio entre a produção e a conservação ambiental em uma sociedade altamente consumista e praticamente dependente das atividades industriais.
Bom Revolução Industrial e os seus Impactos é um assunto muito extenso e muito das vezes difícil de se entender então resumimos o mais simples este e texto e ainda deixaremos um video para que você veja um pouco mais os impactos ambientais da Revolução Industrial.
Video: Revolução Industrial e seus Impactos
Postado por: Thelma Luiza
Texto adaptado do site:Pensamento Verde
Poluentes Atmosféricos
15:18
No comments
Poluição atmosférica
Você sempre ouviu se falar de poluição e aquecimento global, mais sempre é a mesma coisa e nunca é tão bem explicada, então estamos aqui para te tirar todas as dúvidas referente a essa assunto, pois você sabe apenas aquilo que foi falado por outra pessoa, que tal você aprender o conceito químico do que é poluentes e aquecimento global?
Principais Poluentes
- Aldeídos (RCHO)
- Dióxido de Enxofre (SO2)
- Dióxido de Nitrogênio (NO2)
- Hidrocarbonetos (HC)
- Material Particulado(MP)
- Monóxido de Carbono (CO)
- Ozônio (O3)
- Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC)
A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável pela degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera, causando o aumento da temperatura da mesma.
Existem diversas substâncias no ar que respiramos e algumas delas são consideradas poluentes atmosféricos. Elas se concentram principalmente em cidades mais industrializadas. Alguns poluentes são provenientes de atividades antrópicas ou naturais e podem ser divididos em poluentes primários e poluentes secundários:
As estimativas do número de mortes que a poluição do ar causa, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OECD), é de 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, além de causar problemas de saúde como asma e doenças cardíacas. Isso tem custo alto ás sociedades em termos de valor das vidas perdidas e prejuízos na saúde e economia. O custo do impacto na saúde incluindo mortes e doenças nos países da OCDE foi aproximadamente de 1,7 bilhões de dólares em 2010.
• Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como por exemplo: o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), fuligem, e aldeídos.
• Poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reações químicas entre os poluentes primários, com destaque para o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3-), os sulfatos (SO42-) e o ozônio (O3).Dentre esses poluentes, alguns servem como indicadores de qualidade do ar e são monitorados por instituições públicas, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
• Material particulado: conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. Há tipos de classificação: Partículas Totais em Suspensão (PTS), Partículas Inaláveis (MP10) Partículas Inaláveis Finas (MP2,5)eFumaça (FMC). A fumaça contém o carbono negro, também conhecido como fuligem.
• Dióxido de Enxofre (SO2): é uma perigosa substância e um dos principais formadores da chuva ácida.
• Monóxido de carbono (CO): emitido principalmente por veículos automotores. As maiores concentrações são encontradas nas cidades.
• Ozônio (O3) e oxidantes fotoquímicos: esses oxidantes fotoquímicos são a mistura de poluentes secundários formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, tendo, essa reação, como principal produto o ozônio. Assim, é utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera.
• Hidrocarbonetos (HC): gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos voláteis.
• Óxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2): formados durante processos de combustão. Em grandes cidades, os veículos geralmente são os principais responsáveis pela emissão dos óxidos de nitrogênio. O NO, sob a ação de luz solar se transforma em NO2 e tem papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos, como o ozônio. Dependendo das concentrações, o NO2 causa grandes prejuízos à saúde.
• Dióxido de carbono: gás essencial para a fotossíntese e vida, porém, em altas concentrações, agrava o efeito estufa.
• Compostos Orgânicos Voláteis VOC: componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais - alguns podem levar a danos à saúde em curto ou longo prazo.
• Tolueno: é altamente danoso a saúde. Ao se volatizar, pode ser inalado e é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.
• Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC ou em inglês SLCP): poluentes que permanecem na atmosfera de alguns dias a algumas décadas e apresentam efeitos nocivos à saúde, ao ambiente e também agravam o efeito estufa. Os principais PCVC são o carbono negro, o metano (CH4), o ozônio (O3) e oshidrofluorcarbonetos (HFC). Para diminuir a emissão desses poluentes, o Banco Mundial faz investimentos altos, na tentativa de evitar a morte prematura de milhões de pessoas e também prejuízos na saúde pública e agricultura.
• Material particulado: conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. Há tipos de classificação: Partículas Totais em Suspensão (PTS), Partículas Inaláveis (MP10) Partículas Inaláveis Finas (MP2,5)eFumaça (FMC). A fumaça contém o carbono negro, também conhecido como fuligem.
• Dióxido de Enxofre (SO2): é uma perigosa substância e um dos principais formadores da chuva ácida.
• Monóxido de carbono (CO): emitido principalmente por veículos automotores. As maiores concentrações são encontradas nas cidades.
• Ozônio (O3) e oxidantes fotoquímicos: esses oxidantes fotoquímicos são a mistura de poluentes secundários formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, tendo, essa reação, como principal produto o ozônio. Assim, é utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera.
• Hidrocarbonetos (HC): gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos voláteis.
• Óxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2): formados durante processos de combustão. Em grandes cidades, os veículos geralmente são os principais responsáveis pela emissão dos óxidos de nitrogênio. O NO, sob a ação de luz solar se transforma em NO2 e tem papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos, como o ozônio. Dependendo das concentrações, o NO2 causa grandes prejuízos à saúde.
• Dióxido de carbono: gás essencial para a fotossíntese e vida, porém, em altas concentrações, agrava o efeito estufa.
• Compostos Orgânicos Voláteis VOC: componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais - alguns podem levar a danos à saúde em curto ou longo prazo.
• Tolueno: é altamente danoso a saúde. Ao se volatizar, pode ser inalado e é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.
• Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC ou em inglês SLCP): poluentes que permanecem na atmosfera de alguns dias a algumas décadas e apresentam efeitos nocivos à saúde, ao ambiente e também agravam o efeito estufa. Os principais PCVC são o carbono negro, o metano (CH4), o ozônio (O3) e oshidrofluorcarbonetos (HFC). Para diminuir a emissão desses poluentes, o Banco Mundial faz investimentos altos, na tentativa de evitar a morte prematura de milhões de pessoas e também prejuízos na saúde pública e agricultura.
As estimativas do número de mortes que a poluição do ar causa, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OECD), é de 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, além de causar problemas de saúde como asma e doenças cardíacas. Isso tem custo alto ás sociedades em termos de valor das vidas perdidas e prejuízos na saúde e economia. O custo do impacto na saúde incluindo mortes e doenças nos países da OCDE foi aproximadamente de 1,7 bilhões de dólares em 2010.
Recomendações
• Denuncie, se informe sobre números de denúncias de crimes ambientais na sua cidade, você pode denunciar se uma indústria estiver emitindo alguma fumaça que esteja incomodando;
• Use transportes públicos, vá de bicicleta, caminhe mais
• Use transportes públicos, vá de bicicleta, caminhe mais
• Deixe as janelas abertas para que o ar circule;
• Aspire ou varra a casa, pois o material particulado se junta com a poeira;
• Quando o ar estiver seco use umidificadores de ambiente ou coloque uma bacia de água em baixo da cama;
• Utilizar purificadores de ar em casa, mas tenha alguns cuidados
• Existem plantas purificadoras de ar quais podem ser cultivadas em casa;
• Troque os aromatizantes aerossóis por naturais
Então depois de todas essa informações vamos contribuir com o meio ambiente seguindo todas essas dicas que nosso blog deu aqui, e relate para nós caso você já ajude o planeta fazendo uma simples ação durante a semana e como de costume você irá ganhar o "Joinha do Ajudador da Natureza 2015"
Postado por: Thelma Luiza
Reciclagem
14:43
No comments
Reciclar significa transformar
objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta
necessidade foi despertada pelos seres humanos.
Importância
e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a
produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou
significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países
desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis:
o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente.
Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e
papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além
de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados
são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a
diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando
materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da
reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades.
Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda
para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já
são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por
exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de
quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de
embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas
têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez
mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado
dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a
reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser
ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos
professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é
que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Existem vários tipos de Reciclagem mais paro o nosso tema as
principais são essas citadas a baixo:
Tipos de Reciclagem de Resinas
Dependendo do objetivo a ser atingido, os plásticos podem ser
reciclados de três formas distintas: mecânica, química e energética.
O processo conhecido como reciclagem mecânica consiste na combinação de um ou mais
processos operacionais para o reaproveitamento do material descartado,
transformando-o em grânulos para a fabricação de outros produtos.
Se estes produtos possuem performance e características
equivalentes às do produto original (resina virgem) e têm, portanto, sua origem
na própria indústria, a reciclagem é classificada como primária. Quando
apresentam performance e características inferiores, a reciclagem é
classificada como secundária, e se aplica, normalmente, a resíduos pós-consumo.
A reciclagem química, também denominada terciária,
consiste em um processo tecnológico onde se realiza a conversão do resíduo
plástico em matérias-primas petroquímicas básicas (retorno á origem).
A reciclagem quaternária, também conhecida como reciclagem energética consiste num processo tecnológico de
recuperação da energia contida nos resíduos plásticos, através de
incineradores, com queima dos resíduos a altíssimas temperaturas.
A reciclagem mecânica pode ser dividida em dois tipos:
resíduos industriais e pós-consumo. As etapas que a constituem são: moagem,
lavagem, secagem, extrusão e granulação.
Esse esquema mostra como é a reciclagem química.
Reciclagem e seu lado divertido
Quem nunca ouviu na escola ou na televisão todas essas coisas que escrevemos no texto anterior? Acho que todo mundo; mais quantas vezes você parou pra prestar atenção ou pesquisar sobre o assunto? Sabia que o Brasil é o país que mais se recicla latinhas de refrigerante? Não! Se você tivesse pesquisado um pouco mais sobre o assunto você saberia com certeza. Este não é um assunto chato como muitos pensam, você está ajudando seu planeta e garantindo um futuro melhor para todas as próximas gerações, e você pode fazer isso do jeito mais legal e criativo.
Existem milhares de oficinas por todo o Brasil que transforma o lixo em arte, objetos, brinquedos e muitas outras coisas, mais como diz o ditado popular essas pessoas transformam o "lixo em luxo" e com certeza eles sabem do que estão falando, confira agora algumas dessas obras com produtos completamente recicláveis.
Brinquedo com garrafa PET
Porta lápis com garrafas
Porta giz com a cestinha de ovo
Filtro de garrafa PET
Enfeites com rolo de papel higiênico
Viu como é divertido? você pode juntar os amigos e fazer brinquedos, organizar seu lápis; e até mesmo redecorar sua casa com produtos 100% recicláveis.
Mais agora que tal você saber primeiro quais são as cores das latas de lixo e oque cada lixo pode ser colocado para saber exatamente oque fazer com o lixo que você produz?Porque quantas vezes você estava em algum lugar se perguntou "Será que isso é papel ou plástico?" Então vamos lá aprender!
Curiosidades sobre a Reciclagem
- Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
- 5 de junho é o Dia da Reciclagem.
- Alguns super mercados oferecem sacolas de papel ao invés de sacolas plásticas.
Espero que a partir de agora você irá reciclar o seu lixo e colaborar com o meio ambiente e com o seu bairro, e guarde essas informações são bastante importante, pois fazemos tudo por um mundo melhor. E se você alguma coisa reciclável ou participa de algum projeto ou oficina conte para nós por você merece o "Joinha do Ajudador da Natureza 2015"
Postado por: Thelma Luiza
Assinar:
Postagens (Atom)